segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Você conhece o setor de Departamento Pessoal?


 O Departamento Pessoal é parte fundamental dentro das organizações pois é o setor que administra o que o funcionário considera crucial, seu pagamento. Imagina o sujeito trabalhar o mês inteiro,e quando chega o dia de receber, o salário estar errado ou até mesmo não está na sua conta bancária, bastande desagradável não é mesmo? Então, para o profissional deste setor é necessária muita atenção e organização. 
  Este setor é subdividido em 3 partes:
  • Admissão;
  • Manutenção;
  • Desligamento. 
 O setor de Admissão, inicia-se na busca de novos funcionários para completar o quadro de uma empresa. Após o recrutamento e seleção do candidato, o novo funcionário deverá ser registrado de acordo com as conformidades das leis trabalhistas.
 O setor de Manutenção de Pessoal, controla a frequência, o pagamento dos salários e benefícios dos funcionários, pagamentos de taxas, contribuições e impostos ( Ex.: IRRF, INSS ).
 Já o setor de Desligamento, controla toda a parte demissional do empregado. Efetua homologação, quita todas as dívidas da empresa, é o representante junto aos órgãos oficiais, além de cuidar das rotinas de fiscalizações. Inicia-se a partir do momento que o emregado é desligado e termina na quitação do contrato de trabalho.

2 comentários: