quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Remunerações

A remuneração, difere-se do salário. Ela é a soma do salário com outros proventos recebidos pelo empregado. Para se tornar remuneração, o salário variável deverá preencher alguns requisitos, que são: habitualidade, periodicidade, quantificação, essencialidade, reciprocidade. Em definição pelo Mestre Sergio Pinto Martins: Remuneração é o conjunto de retribuições recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidade, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família Alguns tipos de remuneração: 
  • Gorjetas: Existem dois tipos, a Facultativa, que é a remuneração dada pelo cliente ao empregado de forma espontânea devido ao atendimento prestado. E a Obrigatória que é cobrada pela empresa como uma adicional no acerto de contas. Ambas integram a remuneração do empregado.
  • Comissões: É um percentual recebido pelo empregado pelas atividades desenvolvidas, por exemplo, comissão sobre as vendas.
  • Gratificações: São os pagamentos efetuados pelo empregador em decorrência dos trabalhos executados. Caso tenha habitualidade , frá parte da remuneração.
É importante entender que todo o salário faz parte da remuneração, mas a remuneração não faz parte do salário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário