quarta-feira, 29 de setembro de 2010

13º Salário





A história do 13º...
 O décimo terceiro salário, antigamente era apelidado de “gratificação de natal”, permanece até os dias de hoje por causa de um costume entre os empregadores. Consistia em uma gratificação, concedida pelos empregadores aos seus empregados, que ocorria por véspera do fim de ano. O valor da gratificação era aleatório, não havia um valor certo e era pago aos empregados escolhidos pelo próprio empregador. Por isso, poderia até mesmo não se estender a todos os trabalhadores. Depois de certo tempo, diante da cobrança de todos os empregados para que o benefício se tornasse obrigatório e estendido a todos, foi criada uma lei, que obrigasse os empregadores a pagar um 13º salário a todos os seus empregados.

 O pagamento do 13º salário, deverá ocorrer em duas parcelas. Sendo a 1ª  paga até o dia 30/11, nesta não ocorre nenhum desconto, e a segunda até 20/12 ( com os descontos de INSS e IRRF, sobre o total pago ).

No que diz respeito às faltas, caso e empregado tenha mais de 15 injustificadas no mês correspondente ao pagamento terá o pagamento do seu 13º comprometido.

Em relação às horas extras, ao adicional noturno, também são integrados no 13º salário. Quando esses adicionais forem variados, o empregado deverá calcular a média para chegar ao valor que deverá ser pago. Os adicionais de Insalubridade e Periculosidade também integração o 13º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário